Um passeio pela história do R&B | Playlist

sexta-feira, 3 de julho de 2020


Imagem: dribbble

O R&B emerge nos Estados Unidos por volta da década de 40, mas essa história tem começo em meados do sec 17 e sec 18, quando o então escravizado povo negro ecoava cantos nas plantações de algodão nos EUA. Essas canções são conhecidas hoje como "work- songs" Ou Cânticos de trabalho. 



A temática desses cânticos era sobre amor, saudade, trabalho e outros assuntos do dia-a-dia. No brasil um disco intitulado O canto dos escravos foi gravado em 1982 pelos sambistas Geraldo Filme, Clementina de Jesus e Tia Doca. O disco teve tal impacto que impulsionou o canto dos escravos mineiros do séc 18 na cena musical contemporânea.

Ao longo dos anos pudemos observar a evolução do R&B, que em alguns momentos mais precisamente entre os anos de 2007/2010 se tornou parte do pacote pop que era oferecido para os assíduos telespectadores da MTV brasil, sendo assim oferecido a massa de jovens que acompanhavam os programas que exibiam lançamentos e clipes com exclusividade. O que contribuía para uma massificação do consumo e procura pelo artista e a musica em questão o levando as paradas de sucesso. Um dos grandes nomes que liderou as paradas do sucesso do mundo no ano de 2009 foi Alicia Keys. Uma das grandes promissora do r&b na década passada as artista estourou os charts da billboard com suas músicas.


Confira:
Alicia Keys - No one 2009

Com o passar dos anos o gênero se destacou na industria musical dessa vez não mais sendo vendido para uma massa que consumia tudo que lhe era oferecido com a etiqueta de popmusic. É bem verdade que o r&b se popularizou nos últimos cinco anos com a chegada dos serviços de Streaming musical e a facilidade para conhecer artistas do gênero não tão populares, se bem que dentro desse seguimento os artistas são bastante popular e fazem sucesso nas plataformas. O gênero é muito forte nos estados unidos, uma vez que surgiu lá, e com a popularização do movimento e cultura do povo negro nos últimos anos artistas jovem vem ganhando e conquistando espaço no meio musical por meio do R&B. No brasil os artistas estadunidenses são os mais populares. Nomes como The Weeknd. H.E.R. Frank Ocean e Jacquees. Estão entre os artistas mais acessados do gênero no spotify. Embora a busca por artistas de fora ser grande o ritmo está em ascensão no brasil e há artistas brasileiros fazendo um trabalho incrível nesse espaço. São jovens talentosos que além de carregar a bagagem da influência do berço do R&B, carregam a influencia de grandes mestres da musica brasileira e oferecem pro amante do gênero musical um r&b diferente, carregado de historia e identificação. Conheça alguns dos jovens nomes do R&B brasileiro

Ororo & Jovem Ralph - Toque do Celular 

DOUG - proposta

Comments