Destaques

Receba nosso conteúdo por e-mail ♥

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Confidências de uma ex-popular, uma história sobre transformação | Estante

Nome: Confidências de uma ex-popular.
Autora: Ray Tavares.
Editora: Galera Record.
Páginas: 432 páginas.
Classificação:
Onde encontrar: Amazon

Sinopse: Essa com certeza é uma história sobre transformação. Renata, é herdeira de um grande império e como toda garota mimada que cresceu sem a presença dos pais ela acaba sendo bastante inconsequente. Depois da sua última travessura seus pais resolvem enviar a garota para um internato católico no interior de São Paulo, porém a garota parece detestar a ideia e acredita que seus pais enlouqueceram de vez se acham que Renata Vicenzo vai morar num naquele lugar sombrio, estanho e provavelmente deve cheirar a mofo pela idade de existência do local. O internato nada mais é que um ambiente onde os filhos da elite paulistana são enviados como um corretivo por seus pais ou porque acreditam que lá é onde eles terão a melhor educação no país, mas também é o lar de um misterioso grupo bem interessante. 

A herdeira do grande império sempre se mostrou muito contente em carregar esse título, mas apesar de ter muito dinheiro lhe faltava o mais simples, afeto. Depois de cometer sua última "travessura" e ser expulsa da sua antiga escola, seus pais ficam muito preocupados com seu comportamento especialmente pelas suas companhias em São Paulo e decidem matricular a garota num colégio interno como última tentativa na esperança de uma mudança. Tendo que recomeçar num rígido internato católico onde ninguém parece ligar pro seu sobrenome, a jovem se vê perdida, mas acima de tudo sozinha já que depois das últimas notícias e consequências de suas "travessuras" seus então "amigos" a abandonaram, assim como seus pais que largaram ela no interior naquela escola que cheira a mofo.

Lidando com o desprezo de seus colegas e fugindo das investidas de um misterioso grupo em especial do seu presidente que parece querer sua atenção a todo custo. Seguir em frente vai ser complicado, solitário talvez, mas acima de tudo muito intrigante e ao descobrir seu interesse por um aluno em particular cujo as condições de vida pode ser bem diferente da que ela sempre esteve acostumada a levar em São Paulo. E no meio dessa bagunça a literatura e leitura crítica podem fazer tudo recomeçar outra vez de maneira mais leve. 

Minhas impressões:
Com certeza essa é uma história que mostra o poder de transformação social da educação através da literatura, a senhorita Vicenzo apesar de seu humor ácido e inigualável sempre precisou de nada mais que afeto e atenção. E encontrou através da educação o ponto de partida para sua transformação social  e pessoal, através da leitura crítica e discussões dentro de sala de aula. O contato com realidades diferentes é essencial para o contraste entre os personagens e o que deixa o livro bem interessante, criativo e essencial para que esteja no mercado literário brasileiro. 

O que mais gosto na escrita da Raíssa é de como ela não se esforça para agradar ninguém, simplesmente escreve uma narrativa, ambiente e personagens que gostaria de ler. Isso é nítido pela forma como conta suas histórias e é importante num escritor, pois criar premissas significativas não adianta de nada se a história como um todo não consegue se sustentar bem e se desenvolver gradativamente. Esse estava no wattpad como Bola na rede antes de ser publicado já era muito bom, mas é notável a mudança na escrita e amadurecimento especialmente da autora que repaginou tudo, vendeu os direitos para uma produtora e espero realmente façam jus a esta história a adaptando brilhantemente com toda sua grandeza e potencial.

Renata Vicenzo não poderia ter humor e postura mais engraçadas possíveis, uma vilã que se torna a mocinha que luta por justiça social. Antes de perder tudo ela ainda não tinha tomado consciência de si, mas essa história é muito mais que um belo romance adolescente e é por isso que admiro tanto a Ray, críticas sociais, política, inspiração para jovens com força de vontade para serem fator de mudança. Essa com certeza é uma história sobre transformação.

Citações favoritas:

Fico feliz em ver tantas opiniões, mesmo que divididas. São discussões assim que têm o poder de transformar.

Se não der certo, você tenta de novo. Ou tenta outra coisa . Se adapta. A vida é assim, Renata. Cheia de surpresas, deliciosas e amargas.

Todos nós em algum momento, temos que sair da nossa zona de conforto, Renata. É assustador, mas também libertador.

À primeira vista, as coisas têm uma beleza inesquecível.

Existem pessoas que só queriam uma oportunidade. Pessoas que por não se encaixarem no mesmo padrão, começavam a ter uma desvantagem.

Sabe, a gente precisa levar muitos tombos para aprender nessa vida,

Que por mais divertido e rebelde que seja, precisamos pensar duas vezes antes de tomar alguma decisão, porque ela pode ter consequências severas no futuro.

São poucos os que tem esse tipo de coragem.

Às vezes, bons líderes são aqueles que tomam as melhores decisões pelos outros.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

© Escritos & Livros – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in